quinta-feira, 4 de março de 2010

Problema: As bolas do João

No dia 3 de Março de 2010, a Prof.Carla Macedo veio assistir à aula da Prof. Hermínia. Inicialmente, a nossa Professora, conversou connosco sobre problemas e exercícios. Logo de seguida, mostrou-nos um Power Point sobre o trabalho que íamos realizar. Era um trabalho com o título: “As bolas do João”. O problema era o seguinte: O João como gosta muito de futebol recebeu no seu aniversário10 bolas iguais. Neste Verão, ele estava a pensar em distribuir algumas destas bolas pelos seus primos: A Maria, a Ana e o Rui. Cada um tem que receber, pelo menos, uma bola. De quantas maneiras diferentes é que o João pode dar 4 das suas bolas? E as 10?
A Prof. Hermínia resolveu tornar este problema mais fácil. Então tínhamos de dividir 3 bolas por 3 meninos com a condição de ninguém ficar sem bola. Primeiro fizemos a dramatização de dar 3 bolas a 3 meninos. Nós chegámos à conclusão que havia 1 maneira de o fazer, dando 1 bola a cada menino. Posteriormente, fomos fazer a ficha da tarefa, onde descobrimos as diferentes maneiras de distribuir 4, 5 e 6 bolas. Fomos ao quadro representar essas maneiras através de um esquema, e de desenhos. Entretanto, no lugar tínhamos uma caixa com os desenhos dos 3 meninos e bolas para descobrirmos e depois representávamos na ficha da tarefa. Organizámos os dados numa tabela e descobrimos que se tivéssemos 10 bolas podíamos distribui-las de 36 maneiras. Para descobrirem as diferentes maneiras de dar 6 bolas aos 3 meninos os nossos colegas do 2º ano fizeram um cartaz, onde colaram as bolas com a ajuda da Professora Carla. Em simultâneo, nós os alunos do 3º ano, começámos a descobrir as diferentes maneiras de dar 10 bolas aos 3 meninos e a nossa professora disse para nós fazermos a avaliação da tarefa mas, nós estávamos muito entusiasmados com a tarefa continuámos e ficámos muito contentes quando conseguimos escrever 36 maneiras diferentes mas só um dos grupos conseguiu porque verificámos que num dos grupos havia algumas repetições.
No final da aula, continuámos o ver o Power Point para verificar a resolução do problema. Esta aula foi diferente, trabalhámos com vários materiais e concretizámos as nossas aprendizagens de várias formas.
Sara, Telmo, Miguel e Inês (3º ano)



1 comentário: