A Prof. Hermínia resolveu tornar este problema mais fácil. Então tínhamos de dividir 3 bolas por 3 meninos com a condição de ninguém ficar sem bola. Primeiro fizemos a dramatização de dar 3 bolas a 3 meninos. Nós chegámos à conclusão que havia 1 maneira de o fazer, dando 1 bola a cada menino. Posteriormente, fomos fazer a ficha da tarefa, onde descobrimos as diferentes maneiras de distribuir 4, 5 e 6 bolas. Fomos ao quadro representar essas maneiras através de um esquema, e de desenhos. Entretanto, no lugar tínhamos uma caixa com os desenhos dos 3 meninos e bolas para descobrirmos e depois representávamos na ficha da tarefa. Organizámos os dados numa tabela e descobrimos que se tivéssemos 10 bolas podíamos distribui-las de 36 maneiras. Para descobrirem as diferentes maneiras de dar 6 bolas aos 3 meninos os nossos colegas do 2º ano fizeram um cartaz, onde colaram as bolas com a ajuda da Professora Carla. Em simultâneo, nós os alunos do 3º ano, começámos a descobrir as diferentes maneiras de dar 10 bolas aos 3 meninos e a nossa professora disse para nós fazermos a avaliação da tarefa mas, nós estávamos muito entusiasmados com a tarefa continuámos e ficámos muito contentes quando conseguimos escrever 36 maneiras diferentes mas só um dos grupos conseguiu porque verificámos que num dos grupos havia algumas repetições.
No final da aula, continuámos o ver o Power Point para verificar a resolução do problema. Esta aula foi diferente, trabalhámos com vários materiais e concretizámos as nossas aprendizagens de várias formas.
Sara, Telmo, Miguel e Inês (3º ano)


São aulas assim que os nossos meninos precisam!
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