quarta-feira, 10 de novembro de 2010

"Contos de Animais com Manhas de Gente"

Visita da mãe da Sara – Os pais lêem aos filhos

No âmbito da continuação do PNL, hoje, dia 9 de Novembro de 2010, veio à nossa escola a mãe da Sara (D. Fátima) para nos ler três histórias do livro “Contos de animais com manha de gente” de Alexandre Parafita: “ O lobo, a velha e a cabaça”, “ O lobo, a raposa e o ouriço” e ainda, “ O afilhado do lobo”.

A primeira história que lemos falava de uma velha ia ao casamento da sua netinha. Quando ia a caminho do casório, apareceu-lhe um lobo que a queria comer, mas a velha como era muito matreira trocou as “voltas” ao lobo e meteu-se dento de uma cabaça fazendo com que a cabaça rolasse pela rua fora. As pessoas, ainda hoje dizem que o lobo está lá à espera dela.

A segunda história, falava de três animais que discutiam entre si, para decidirem qual dos três comeria o mel que se encontrava num cortiço. O lobo tentava convencer a raposa e o ouriço de que era o mais velho e que por isso deveria ser ele a comer o mel. Por outro lado, a raposa tentava convence-los de que seria ela a mais velha. O ouriço, aproveitou-se desta discussão para comer o mel sem que eles dessem por isso.

A última história contava que uma raposa muito matreira e pouco trabalhadora, tentou convencer o lobo a ser padrinho do seu filho, que não existia. O que a raposa queria era ter comida sem ter trabalho algum. Caindo na sua partida, o lobo aceitou com grande entusiasmo o convite. Para o baptizado, o lobo caçou um grande carneiro e juntos o enterraram até ao dia do baptizado, apenas com o rabo de fora, tal como a raposa pediu.
À medida que ia comendo o carneiro a raposa inventava desculpas para o baptizado ser adiado, acabando por comer todo o carneiro sem que o lobo desse conta.

Gostámos muito da visita da mãe da Sara, que para além dos nos ler todas estas histórias ainda nos deu uma guloseima.

Margarida e Sara – 4º ano

Sem comentários:

Enviar um comentário